segunda-feira, 13 de abril de 2009

Palavras Bíblicas (3)

Lista de Palavras Bíblicas (3)

Juízo (s) – é o ato, o processo ou o efeito de julgar. É a faculdade de avaliar os seres, as coisas, os fenômenos, as situações. Indica um julgamento. Aponta a faculdade intelectual que permite julgar, avaliar com correção, discernimento, bom senso; capacidade de ponderação, siso; equilíbrio mental. Realizar um juízo indica uma operação mental que articula termos ou conceitos, atitudes ou comportamentos, teoria, explicações e/ou interpretações por meio de uma atribuição afirmativa ou negativa. Assim, pode ser compreendido como uma construção ou um argumento lógico e lingüístico resultante desta ação intelectual. É uma proposição, um enunciado claramente fundamentado e definido.

Julgar - tomar uma decisão, sentenciar ou pronunciar uma sentença de condenação ou de absolvição (na qualidade de juiz). Emitir parecer, opinião sobre (alguém ou alguma coisa); formar conceito. Indica o momento de tomada de uma decisão, após reflexão; considerar. Decidir que algo pertence a ou se transfere para (outrem); adjudicar, decidir judicialmente a quem e/ou o que pertence a alguém por direito ou por determinação legal. Pensar, ponderar ou analisar cuidadosamente uma situação ou afirmação, comportamento ou atitude, a partir de princípios, de leis, de regras e/ou de normas e pareceres, definindo o ganho de causa para um dos lados. Reconhecer, fundamentado em uma teoria ou em qualquer outro documento de registro legal, a validade ou a nulidade de afirmações, de interpretações, de doutrinas e ou de explicações, que orientam ou fundamentam comportamentos e atitudes.

Ira - intenso sentimento de ódio, de rancor, geralmente dirigido a uma ou mais pessoas em razão de alguma ofensa, insulto, abuso etc. A ira revela um rancor generalizado em função de alguma situação injuriante. Atitude de fúria, de cólera, de indignação, sendo considerada, também, a manifestação desse sentimento. É uma forma de vingança, de punição, de revide (ofensa ou agressão, física ou moral) com outra maior, mais violenta. Associa-se ao revidar, ou seja, responder, corresponder, dizer como resposta, replicar fortemente; objetar-se ao que foi dito, feito ou determinado. Quando se trata da ira divina, define-se como a resposta de Deus aos atos ou aos comportamentos inadequados e inapropriados dos seres humanos diante de orientações ou de responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário