domingo, 12 de abril de 2009

Palavras Bíblicas (2)

Lista de Palavras Bíblicas (2)
Decreto(s) – é uma ordem ou uma resolução emanada de autoridade superior ou de uma instituição, civil ou militar, leiga ou eclesiástica. É a compilação de cânones eclesiásticos, ou seja, a reunião de textos de diversos autores que são considerados essenciais para a orientação, para a organização e para o estabelecimento de uma ordem, seja ela familiar, social, institucional, empresarial, estatal ou nacional. É uma firme manifestação de vontade, de desígnio, de propósito. Quando não obedecido(s), sanções (punições) advirão do ato inconsciente ou consciente de sua transgressão.

Doutrina(s) – é o conjunto coerente de idéias fundamentais a serem transmitidas, ensinadas a um indivíduo, a um grupo ou a uma instituição. Indica o conjunto de conhecimentos possuídos ou adquiridos. Revela-se um conjunto de princípios ou de crenças que tem um valor de verdade (absoluta) para os que o(a) sustentam e seguem, e que é, no entender destes, necessários e relevantes. Assim, também deve ser compreendida como o conjunto das idéias básicas contidas num sistema filosófico, político, econômico, social e religioso. Deste modo, destaca-se como um princípio ou um conjunto de princípios adotados num determinado ramo do conhecimento ou em determinado grupo ou instituição, cuja teoria se encontra devidamente formulada e fundamentada a partir de fatos (ou pelo menos não é por estes invalidada) e que tem o apoio ou a sanção de uma autoridade no assunto. Posiciona-se como o conjunto de idéias, de preceitos e de conceitos expostos e defendidos no estudo e no ensino que fundamenta o discurso moral/ético baseado em princípios, em ensinamento, em pregação. É a formulação dos princípios que um governo se propõe a tomar como base para suas ações ou para sua política (administração) em determinada esfera. Por extensão, é um sistema que cada um adota ou segue no tocante ao procedimento que se espera, seja por definição de normas, de regras, de orientações, de preceitos, de mandamentos etc. É um conjunto de idéias, de pensamentos convictos; convicção e/ou concepção.

Estatuto(s) – é regulamento ou o conjunto de regras de organização e de funcionamento de uma coletividade, de uma instituição, de um órgão, de um estabelecimento, de uma empresa pública ou privada. Pode ser considerado na forma singular de uma lei ou de um conjunto de leis que disciplinam, estabelecem, definem ou organizam as relações jurídicas, atitudinais, civis ou criminais que possam incidir sobre as pessoas, sobre bens ou sobre coisas. É também a condição que regulamenta e dirige a conduta de um indivíduo numa sociedade, numa hierarquia, definindo papéis, funções, direitos e deveres (obrigações) para com uma coletividade.

Mandamento(s) – é a ação ou efeito de mandar. Indica uma ordem dada por pessoa que manda, que tem autoridade para mandar ou que recebera tal autoridade de alguém superior a ela. É aquilo que se recomenda fazer, praticar, realizar com o propósito de beneficiar aquele que faz ou a outro. É considerado um preceito, uma regra prescrita ou legalmente definida (geralmente fundamentado em algo escrito). Apresenta-se na forma de uma disposição escrita em que se determina a realização de um ato, de uma diligência. É também a ordem contida nessa disposição. Pode ser compreendido como uma ou como a voz de comando de alguém. No judaísmo e no cristianismo, cada um dos dez preceitos que, através de Moisés, foram revelados por Deus ao povo hebreu e aos quais estão os crentes obrigados a obedecer. Também representa os mais de 600 preceitos e doutrinas que compõem o velho testamente, incluindo as orientações (baseadas nas Escrituras Sagradas) dos profetas e dos apóstolos de Jesus Cristo.

Preceito(s) – é entendido como aquilo que se recomenda praticar. É nitidamente uma regra ou uma norma. Muito mais do que algo desnecessário ou algo sem valor, o preceito é algo que se ensina. Preceitos indicam lições, ou seja, algo do qual se retira lições e instruções importantes para o indivíduo, para a instituição, para a sociedade em geral. O preceito é, portanto, uma doutrina. Sua essência é fundamental para o bem estar do corpo que a segue, estabelecendo os limites e a ordem que deve equilibrar a organização, a instituição ou a relação entre seus membros. É sinônimo de ordem, de determinação e de prescrição. O preceito é visto comumente como uma palavra ou uma sentença curta que resume um ideal, um objetivo, um lema, uma divisa, um exemplo, uma lição ou uma regra de conduta.

Transgressão(ões) - é o ato de ir além de; atravessar. Indica o não cumprimento ou a não devida observação (ordem, lei, regulamento etc.). Uma transgressão é sempre um infringir, um violar, um adulterar, um transformar por não reconhecer a relevância do regulamento/ordem ou por desconsiderar a orientação ou o orientador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário